gastronomia

Mais do que cerveja, experiências


Fotos: Rafael Isaia (Divulgação)

Algo que sempre me interessou no universo das cervejas artesanais são as experiências que elas proporcionam. A busca de novos sabores, aromas e experiências levou à criação de rotas de cerveja em vários países, especialmente nos Estados Unidos quando, ao participar de eventos cervejeiros, sempre procurei visitar mais algumas cervejarias. Digo mais algumas porque só em Denver, no Colorado, existem mais de 400 cervejarias deste tipo, por isso, conhecer tudo é bem difícil e sempre sobram bons motivos para voltar outras vezes.

Nem é preciso dizer que essas rotas são fantásticas para os cervejeiros. Mas esse universo que envolve esse tipo de turismo envolve muitas outras pessoas. Nesses caminhos, há passeios, diferentes tipos de alimentação, vendas de souvenires e por aí vai. Cada um vai encontrando o seu nicho dentro de uma área em completa ebulição.

Mas, de um tempo para cá, o turismo cervejeiro também tem ganhado destaque no Brasil, e para a minha felicidade, também aqui na região. Algumas iniciativas têm sido importantes para mostrar às pessoas o diferencial da cerveja que produzimos.


Quando instalamos a Zagaia em Itaara, eu já conhecia muito bem a cidade e as suas potencialidades. Infelizmente, a pandemia retardou um pouco algumas ações que tínhamos planejado para o local. Mas, agora, o que temos visto aos finais de semana quando nosso espaço abre as suas portas para receber quem quer conhecer nosso processo de fabricação, é uma procura significativa. E isso tem sido excelente não apenas para a nossa cervejaria mas para outros negócios e empreendedores locais.

Ao mesmo tempo em que a Zagaia e suas cervejas se tornam mais conhecidas, estão sendo organizadas trilhas ecológicas, eventos que envolvem estabelecimentos como a Pinhal Pizzas, isso sem contar os empregos gerados diretamente.

O pôr-do-sol na cervejaria já ganhou as páginas dos jornais e revistas e isso faz bem não apenas para nós, para a cidade, que volta, ainda que timidamente, a se dar conta de todo o potencial turístico que, no passado, era uma promessa de grande desenvolvimento.


Escrevo hoje sobre isso muito feliz pelas iniciativas que envolvem a cervejaria artesanal, aos poucos, estar colocando novamente Itaara no mapa das cidades a serem visitadas. As nossas portas e as nossas torneiras estão abertas para iniciativas que pensam no desenvolvimento regional!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Elite preguiçosa

3 formas de preparar picanha Próximo

3 formas de preparar picanha